Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43663

Comparte esta pagina

Título : O uso da calculadora em aulas de matemática: contribuições de um minicurso na formação inicial de professores.
Autor : ALVES, Débora Priscila Lima
Palabras clave : Matemática – Estudo e ensino; Ambiente de sala de aula; Calculadora - Uso; Ensino – Recursos didáticos; Construtivismo (Educação)
Fecha de publicación : 11-dic-2019
Citación : ALVES, Débora Priscila Lima. O uso da calculadora em aulas de matemática: contribuições de um minicurso na formação inicial de professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Esta pesquisa buscou analisar as contribuições de um minicurso sobre o uso de calculadoras em aulas de matemática na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco no Campus Caruaru. Para tanto, analisamos as reflexões de alguns licenciandos que estavam em períodos finais do curso de matemática, sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática a partir das atividades desenvolvidas em um minicurso ministrado com uma perspectiva construtivista. Como referências sobre a calculadora e tecnologia na escola usamos Borba e Penteado (2007), Selva e Borba (2010), Borba, Silva e Gadanidis (2014), entre outros. Após o desenvolvimento do minicurso aplicamos um questionário a cinco licenciandos que responderam perguntas sobre as contribuições que o minicurso propôs diante da temática calculadora. Em nossas análises observamos que os participantes, mesmo tendo alguma experiência com a docência, seja por meio de estágios, projetos ou até mesmo os que já exerciam a profissão, reconheciam a calculadora como recurso pedagógico, no entanto, apresentavam dificuldades em como usá-la na construção de conceitos. Constatamos que as sugestões dos PCN (BRASIL,1997; BRASIL, 1998) e também pela BNCC (BRASIL, 2017) quanto ao uso da calculadora ainda não tem sido suficiente para que os professores utilizem recursos tecnológicos no processo de ensino dos conteúdos matemáticos. Enfatizamos que essa problemática pode ser minimizada se forem propostas situações semelhantes à apresentada em nossa pesquisa nos cursos de formação de professores que ensinam matemática, como Matemática e Pedagogia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43663
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALVES, Débora Priscila Lima.pdf1,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons