Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43663
Comparte esta pagina
Título : | O uso da calculadora em aulas de matemática: contribuições de um minicurso na formação inicial de professores. |
Autor : | ALVES, Débora Priscila Lima |
Palabras clave : | Matemática – Estudo e ensino; Ambiente de sala de aula; Calculadora - Uso; Ensino – Recursos didáticos; Construtivismo (Educação) |
Fecha de publicación : | 11-dic-2019 |
Citación : | ALVES, Débora Priscila Lima. O uso da calculadora em aulas de matemática: contribuições de um minicurso na formação inicial de professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | Esta pesquisa buscou analisar as contribuições de um minicurso sobre o uso de calculadoras em aulas de matemática na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco no Campus Caruaru. Para tanto, analisamos as reflexões de alguns licenciandos que estavam em períodos finais do curso de matemática, sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática a partir das atividades desenvolvidas em um minicurso ministrado com uma perspectiva construtivista. Como referências sobre a calculadora e tecnologia na escola usamos Borba e Penteado (2007), Selva e Borba (2010), Borba, Silva e Gadanidis (2014), entre outros. Após o desenvolvimento do minicurso aplicamos um questionário a cinco licenciandos que responderam perguntas sobre as contribuições que o minicurso propôs diante da temática calculadora. Em nossas análises observamos que os participantes, mesmo tendo alguma experiência com a docência, seja por meio de estágios, projetos ou até mesmo os que já exerciam a profissão, reconheciam a calculadora como recurso pedagógico, no entanto, apresentavam dificuldades em como usá-la na construção de conceitos. Constatamos que as sugestões dos PCN (BRASIL,1997; BRASIL, 1998) e também pela BNCC (BRASIL, 2017) quanto ao uso da calculadora ainda não tem sido suficiente para que os professores utilizem recursos tecnológicos no processo de ensino dos conteúdos matemáticos. Enfatizamos que essa problemática pode ser minimizada se forem propostas situações semelhantes à apresentada em nossa pesquisa nos cursos de formação de professores que ensinam matemática, como Matemática e Pedagogia. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43663 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALVES, Débora Priscila Lima.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons